Lucas 5,27-32
Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida (Ez 33,11).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 5 27 Jesus viu sentado ao balcão um coletor de impostos, por nome Levi, e disse-lhe: "Segue-me".
28 Deixando ele tudo, levantou-se e o seguiu.
29 Levi deu-lhe um grande banquete em sua casa; vários desses fiscais e outras pessoas estavam sentados à mesa com eles.
30 Os fariseus e os seus escribas puseram-se a criticar e a perguntar aos discípulos: "Por que comeis e bebeis com os publicanos e pessoas de má vida?"
31 Respondeu-lhes Jesus: "Não são os homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos.
32 Não vim chamar à conversão os justos, mas sim os pecadores".
Palavra da Salvação.
Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida (Ez 33,11).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 5 27 Jesus viu sentado ao balcão um coletor de impostos, por nome Levi, e disse-lhe: "Segue-me".
28 Deixando ele tudo, levantou-se e o seguiu.
29 Levi deu-lhe um grande banquete em sua casa; vários desses fiscais e outras pessoas estavam sentados à mesa com eles.
30 Os fariseus e os seus escribas puseram-se a criticar e a perguntar aos discípulos: "Por que comeis e bebeis com os publicanos e pessoas de má vida?"
31 Respondeu-lhes Jesus: "Não são os homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos.
32 Não vim chamar à conversão os justos, mas sim os pecadores".
Palavra da Salvação.
O chamado do publicano Levi, nos três Evangelhos sinóticos, segue-se à
proclamação do perdão dos pecados feita por Jesus ao paralítico.
Confirmam-se, assim, com o chamado e o convívio com Levi, a valorização e
a libertação que Jesus vem trazer aos "pecadores" discriminados pelo
sistema religioso. Os publicanos, ou coletores de impostos, trabalhavam
para administradores romanos e, por sua profi ssão, tinham contínuos
contatos com os comerciantes gentios; com isso, eram considerados
impuros e pecadores pelos critérios religiosos raciais da Lei, e
excluídos pelos chefes religiosos de Israel, que se achavam "justos".
Jesus não se volta para os excluídos apenas para libertá-los e
restituir-lhes a dignidade. Ele os inclui também na colaboração em seu
ministério. A sucinta narrativa inicial, do chamado de Levi, é típica
das narrativas bíblicas de vocação. Contudo, compreende-se que o
seguimento de Jesus pelo discípulo é resultado de um amadurecimento de
convívio e de conhecimento entre ambos.
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