Homilia da Quarta-Feira de Cinzas: papa Bento XVI nos convida a "voltar para Deus com todo o coração"
Cidade do Vaticano, 14 de Fevereiro de 2013 (Zenit.org). Antonio Gaspari | 271 visitas
"Muitos estão prontos a 'rasgar as vestes' diante de escândalos e injustiças, naturalmente cometidos por outros, mas poucos parecem dispostos a agir em seu próprio coração, em sua própria consciência e nas suas próprias intenções, deixando que Nosso Senhor transforme, renove e converta".No início da quaresma, em frente ao túmulo do Apóstolo Pedro, o papa invocou a sua intercessão para o caminho da Igreja e agradeceu a todos, especialmente aos fiéis da diocese de Roma, enquanto se prepara para "encerrar o seu ministério petrino".
Partindo das leituras do dia, o bispo de Roma mencionou o forte apelo do profeta Joel ao povo de Israel: "Assim diz o Senhor: voltai para mim de todo o vosso coração, com jejuns, prantos e lamentos". O papa destacou a frase "de todo o vosso coração", explicando que "há uma força que não reside em nossos corações, mas que emana do coração de Deus mesmo. É a força da sua misericórdia".
Depois de confirmar que a dimensão comunitária é um elemento essencial na vida cristã, Bento XVI afirmou que o rosto da Igreja "é às vezes deformado". "Penso em particular nos pecados contra a unidade da Igreja, nas divisões no corpo da Igreja". Por isso, "viver a quaresma com mais intensidade e evidente comunhão eclesial, superando individualismos e rivalidades, é um sinal humilde e precioso para quem está longe da fé ou indiferente".
O papa explicou que a quaresma e a páscoa são "uma oportunidade única" para a nossa salvação, porque Cristo quis caracterizar a sua vida com tudo o que é humano, "assumindo até mesmo o pecado dos homens".
"A reconciliação que nos é oferecida teve um preço altíssimo", disse o papa, porque "no mergulho de Deus no sofrimento humano e no abismo do mal está a raiz da nossa justificação. (...) O retorno a Deus com todo o nosso coração no caminho quaresmal passa pela cruz, pelo seguir a Cristo no caminho do Calvário, pelo dom total de nós mesmos".
Para retornar a Deus de todo o coração, Bento XVI recordou que Jesus menciona três práticas fundamentais previstas na lei mosaica: a oração, a esmola e o jejum.
O papa terminou a homilia exortando: "Que ressoe com força em nós o convite à conversão, a voltar para Deus com todo o nosso coração, acolhendo a sua graça que nos torna homens novos, com a surpreendente novidade que é participação na própria vida de Jesus".


Postar um comentário