Canadá: preparativos para a canonização de Kateri Tekakwitha

0 comentários



ROMA, quarta-feira, 3 de outubro de 2012 (ZENIT.org) - Os bispos e os católicos do Canadá se preparam para a canonização da beata Kateri Tekakwitha (1656-1680), prevista para acontecer em Roma durante o próximo sínodo.
A assembleia plenária 2012 da Conferência Episcopal do Canadá (CECC) terminou nesta sexta-feira, 28 de setembro de 2012. Cerca de 80 bispos canadenses se reuniram de 24 a 28 de setembro em Quebec para viver um período de intercâmbio e de reflexão, durante o qual se encontraram com os bispos ucranianos católicos do Canadá e com o arcebispo superior da Igreja católica ucraniana sui juris no país.
Dom Lionel Gendron, PSS, bispo de Saint-Jean-Longueuil, apresentou um relatório sobre os preparativos das celebrações pela canonização de Kateri Tekakwitha (21 de outubro de 2012). Aproximadamente 1.500 peregrinos canadenses irão a Roma para a cerimônia.
A assembleia plenária teve também a oportunidade de assistir à primeira montagem de um filme sobre a beata Kateri Tekakwitha, cujo lançamento está previsto para outubro.
Em comunhão com o papa
No primeiro dia da assembleia, dom Richard Smith, arcebispo de Edmonton e presidente da CECC, apresentou o informe de atividades da conferência episcopal. Mencionou particularmente a iniciativa pastoral em prol da vida e da família, a visita de solidariedade ao Haiti, o apoio da Igreja à Terra Santa, a carta pastoral sobre a liberdade de consciência e de religião e o novo Guia de Ética da Saúde, recentemente publicado pela Aliança Católica Canadense da Saúde (ACCS).
O arcebispo citou ainda a visita de Bento XVI ao Líbano (de 14 a 16 de setembro de 2012), recordando que, "em comunhão com o Santo Padre e com os bispos de todos os lugares, compartilhamos a dupla responsabilidade de fazer progredir a paz de Deus para a Igreja e para a humanidade e de aprofundar sempre mais a comunhão com Deus e com o nosso mundo”.
O núncio apostólico no Canadá, dom Pedro López Quintana, fez uma alocução em nome de Bento XVI.
Os bispos abordaram, por fim, o próximo sínodo sobre a nova evangelização (7-28 de outubro): os delegados do sínodo e os delegados substitutos do sínodo dos bispos apresentaram à assembleia as propostas para as suas considerações.
(Trad.ZENIT)


Postar um comentário