Juventude e Fé

0 comentários
Entrevista com Pe. Reginaldo Carreira, autor do novo livro

Por Thácio Siqueira
BRASILIA, quinta-feira, 16 de agosto de 2012 (ZENIT.org) – “Juventude e Fé” é o título do livro do Pe. Reginaldo Carreira direcionado à formação da juventude que reúne parte dos seus artigos escritos para a revista Família Cristãdesde o ano 2004.
ZENIT entrevistou o Pe. Reginaldo Carreira com a intenção de conhecer a riqueza dessa nova obra que busca “auxiliar os jovens cristãos que querem refletir a fé para dar fundamento ao que se crê e anunciar a mensagem do Evangelho com convicção diante de uma sociedade questionadora e em constante mudança”, como disse o mesmo autor.
Pe. Reginaldo Carreira é natural deLimeira, SP, e exerce seu ministério sacerdotal como pároco, na Paróquia Santa Rita de Cássia em Santa Cruz das Palmeiras, SP. Lecionou Pastoral da Comunicação e Homilética em Institutos religiosos na Diocese de São João da Boa Vista. Realiza um trabalho de evangelização com a música e a pregação desde 1996, tendo feito missões por todo o Brasil, em sua maioria direcionadas para a juventude, a quem dedica grande parte de seu ministério.
“Juventude e Fé” está a venda pela loja virtual da Editora Paulinas em http://www.paulinas.org.br/loja/DetalheProduto.aspx?IDProduto=9804 .
***
ZENIT: Qual tem sido a sua experiência com a juventude?
PE. REGINALDO: Tenho pregado encontros desde 1996 em minha diocese, mas especialmente a partir do ano 2000 em diversas partes do país, a maioria deles voltado para a juventude. Como em qualquer ocasião de evangelização, sempre somos evangelizados nas missões que fazemos, e não é diferente com a juventude. Sabemos que há muitos problemas na vida do jovem e que a violência, e as drogas tem ceifado a vida de muitos; mas também experimento nas missões e em minha paróquia uma sede de Deus que toma conta do coração do jovem, e que podemos, como Igreja, ajudar a saciar mostrando o caminho e caminhando juntos. Quando um jovem se compromete com a fé, o faz com uma entrega incomparável! E tenho encontrado um verdadeiro exército onde vou pregar, graças a Deus.
ZENIT: A juventude brasileira necessita de formação?
PE. REGINALDO: Creio que em todos os sentidos. Por isso o livro não tem apenas um aspecto religioso, mas uma reflexão atual no que diz respeito a viver a fé no mundo e viver valores que ultrapassam até a doutrina de uma religião, como o amor, o respeito, o perdão, e a caridade. Mas a formação dos nossos líderes jovens e membros que atuam nos nossos grupos de jovens precisam de uma atenção especial para que possam responder de forma adequada aos desafios de hoje, para se manterem firmes na fé e perseverarem até o fim.
ZENIT: Por que um livro para a juventude?
PE. REGINALDO: Exatamente pensando nesta “atenção especial” aos jovens e aos que trabalham ou convivem com os jovens em nossas comunidades (pais, educadores, formadores). O objetivo é ajudar na formação e reflexão acerca de temas profundos ligados à fé, mas de forma leve e própria para chegar aos jovens.
ZENIT: Como é que esse livro pode ajudar na formação e orientação dos jovens brasileiros?
PE. REGINALDO: A intenção desta obra é ser um auxílio aos grupos de jovens, das diversas pastorais e movimentos, e a todos jovens cristãos que querem refletir a fé para dar fundamento ao que se crê e anunciar a mensagem do Evangelho com convicção, diante de uma sociedade questionadora e em constante mudança.
Este trabalho coincide com o momento atual de nossa Igreja no Brasil, que viverá o Encontro Mundial da Juventude da Renovação Carismática Católica em julho de 2013, a Campanha da Fraternidade de 2013 com o tema “Fraternidade e Juventude”, e a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, também em 2013.
Sem a pretensão de esgotar os assuntos, estes textos poderão acrescentar fundamentos e motivação aos líderes que se dispõem a evangelizar a juventude, e aos jovens que querem aprofundar sua fé.
ZENIT: O que motivou a elaboração da obra?
PE. REGINALDO: Escrevo na revista Família Cristã desde 2004, na Seção “Juventude e Fé” (que deu nome ao livro), por isso surgiu a proposta de lançar esta obra com alguns dos artigos, adaptados ao contexto atual e organizados de forma a proporcionar uma leitura agradável e formativa. O Prefácio do Pe. Zezinho, scj, foi um grande presente e veio motivar ainda mais a elaboração e lançamento deste livro.
ZENIT: O senhor poderia dizer-nos alguns temas de interesse da juventude contidos na obra?
PE. REGINALDO: Este livro reúne uma coletânea de textos sobre assuntos de interesse dos jovens. Dividido em capítulos específicos, os textos refletem temas atuais ligados à juventude e seus relacionamentos, juventude e Igreja, Juventude e espiritualidade, juventude e sociedade atual, juventude e Palavra de Deus, ente outros. São pequenas reflexões que traduzem a experiência adquirida no trabalho com os jovens, em missões pelo país e em minha paróquia. A seguir alguns títulos de capítulos do livro: Saber calar e saber falar; Faculdade e fé: combinam?; Carnaval: bem ou mal? Depende de você!; Que frio é esse?!; “Quando a gente gosta...”; Levei um fora!; Vai votar em quem?; Nossa Senhora: Mãe e modelo da juventude; De Pentecostes em Pentecostes; A vida que vale a pena!; Ser ou parecer?; Ser santo: missão impossível?; Amoração!
ZENIT: Como deve ser lido ou estudado?
PE. REGINALDO: Cada tema pode ser usado individualmente ou em conjunto com outros temas do mesmo capítulo ou do livro, de forma a motivar a reflexão, e motivar o diálogo e o aprofundamento dos temas. Também com este objetivo, algumas perguntas estão colocadas no final de cada capítulo, e uma oração (que pode ser adquirida no site www.paulinas.org.br) para ajudar a transformar em espiritualidade vivida, os temas refletidos. Além disso, pode ser um meio prático de colaborar com os grupos de jovens em suas reuniões e com os líderes que trabalham com a juventude em nossas comunidades.

http://www.zenit.org/article-31066?l=portuguese


Postar um comentário