Dom Eugenio Sales: o 'general do papa'

0 comentários

Pombo voa sobre o caixão do cardeal Eugênio Sales, durante seu funeral na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Rio de Janeiro.O mais antigo cardeal da Igreja Católica morreu aos 91 anos,vítima de um infarto enquanto dormia em sua casa, na zona norte do Rio de Janeiro Marcelo Sayão/EFE

Ancelmo Gois, jornalista, no seu blog, 10-07-2012, escreve:
"Dom Eugenio Sales era tão discreto que, apesar de sua morte ter sido anunciada no final da noite por Adionel Carlos -- assessor de imprensa da Arquidiocese do Rio -- uma funcionária do Centro de Estudos do Sumaré, onde morava o arcebispo, ainda tentava guardar segredo.
-- Ele estava gripadinho, mas não sei o que aconteceu, não -- disse a mulher pelo telefone.
Aos 91 anos, de causas naturais o arcebispo emérito do Rio morreu esta noite, em sua casa no Sumaré, no Maciço da Tijuca, Zona Norte do Rio. O perfil mais acurado deste clérigo foi publicado em março de 2008 pelo jornalista José Casado, do GLOBO. Ele revelou que dom Eugenio abrigou no Rio mais de quatro mil pessoas perseguidas pelos regimes militares do Cone Sul entre 1976 e 1982. A reportagem teve o título de "O general do Papa".
Em entrevista a Casado, dom Eugenio -- que sempre guardara a história a sete chaves -- confirmou.
— Chamei o Frota (general Sílvio Frota, então ministro do Exército), no telefone vermelho — conta o cardeal, hoje com 87 anos.
— Ele era um “peso-pesado”, aliás “pesadíssimo”.
E falei:
“Frota se você receber comunicação de que comunistas estão abrigados no Palácio São Joaquim, de que estou protegendo comunistas, saiba que é verdade, eu sou o responsável. Ponto final, ponto final.” Ele não disse nada, nunca reclamou e nem fez cara feia.

http://domtotal.com/noticias/detalhes.php?notId=472775
http://fotos.noticias.bol.uol.com.br/imagensdodia/2012/07/10/cardeal-dom-eugenio-sales-morre-no-rio-de-janeiro.htm?fotoNav=40


Postar um comentário