0 comentários
Pregação feita por: Pe.Laurindo                                       Data: 14/03/12
Palavras: Deuteronômio 28, 1 ao 14; Eclesiástico 38, 8


          Vou falar um pouco sobre o lema e o tema da campanha da fraternidade, como estamos no tempo da quaresma e as pessoas da comunidade, da nossa igreja, já no espírito quaresmal, são chamadas a vivenciar as três práticas deste tempo: o jejum, a caridade e a oração, vamos através dessas praticas introduzir também o tema da campanha desse ano: Fraternidade e saúde publica, como lema: Que a saúde se difunda sobre a terra.
          A igreja escolheu esse tema porque nós estamos vivendo atualmente em um momento muito especial, especial porque requer uma atitude, uma resposta da nossa parte na questão da saúde em vista de melhoria da situação em que estamos presenciando, pessoas com muitos problemas derivados da falta de cuidados, muitas pessoas hipertensas, outras com problemas de coração, obesidade, outras também sendo usuárias de drogas; então são muitas dificuldades que afetam a saúde das pessoas. A igreja nos convida então a refletir e observar o tema: “fraternidade e saúde publica”, nos levando assim a pensar: o que é saúde, como compreendermos a saúde? A igreja apresenta a saúde como um estado de bem estar social, espiritual e físico, então ter saúde não diz respeito só a dimensão física, mas a saúde é esse equilíbrio daquilo que somos que é corpo e alma, ao cultivarmos essas duas dimensões estaremos cuidando do corpo e também zelando pela dimensão espiritual do nosso ser, a consequência disso tudo será a harmonia social, bons relacionamentos, a boa convivência com os diferentes meios e pessoas.
          Os antigos compreendiam que a saúde e a salvação andavam juntas e que doença era consequência dos pecados. Então para compreendermos melhor vamos ler deuteronômios 28 de 1 a 14. Nesse capitulo a saúde é vista como a prosperidade, fidelidade aos mandamentos de Deus, então saúde era o resultado das bênçãos de Deus para aqueles que obedeciam aos mandamentos; e voltando no capitulo 27 versículos 15 seguintes vamos ver quais são esses mandamentos que se fala no capitulo 28.
          Em eclesiástico 38, versículos 8 vai dizer: “ as obras de Deus não tem fim, e dele vem o bem estar para a terra”; voltando no versículo 1 vamos perceber que esse dele  que Jesus fala são os médicos que foram criados por Ele (Deus), pois Ele nos deu os dons para que nós possamos transformar  em serviço, e realizar a obra de Deus.
         O livro de Jó nos leva a refletir sobre o sofrimento, como que Jó sofreu tanto? A cada passo que ele dava era um problema maior, com isso seus amigos começaram a perguntá-lo o que ele tinha feito para merecer tanto sofrimento, e Jó falava que era inocente, com isso o próprio Deus os respondeu dizendo que Jó era inocente. O sofrimento não leva a essa lógica de que Deus castiga. Ele nos ama e é misericordioso; e o sofrimento é um mistério, não conseguimos compreender e muito menos explicar; muitos se perguntam por que os inocentes sofrem tanto, porque que Jesus sofreu tanto? Às vezes no sofrimento nós nos afastamos de Deus, e diante disso colocamos Deus como vilão, e com isso nós nos afastamos da graça, do amor.
Para que a saúde se difunda sobre a terra é necessário a nossa colaboração, pois nós somos colaboradores de Deus, Ele criou tudo e nos deixou para continuarmos essa criação transformando-a, pois para Deus e nós cristãos nada está perdido, porque se acreditamos vamos dá um jeito de mudar aquela realidade.
          Qual é a realidade da saúde atualmente? A um bem estar social? Atualmente o que tem mais causado desequilíbrio, conflito, são as drogas, também tem a questão de muitas pessoas com obesidade, hipertensas, e a maioria delas não são bem tratadas, pois passam horas em filas enormes; está faltando ética profissional, o zelo pela vida de um modo geral.
          Diante do pensamento dos antigos que afirmavam que a doença era castigo de Deus pelo pecado cometido, nós temos que mudar essa postura, porque sabemos que Deus não pune ninguém, e tudo isso que está acontecendo com a saúde é consequência de muita coisa, e nós enquanto seguidores de Jesus devemos colaborar para que isso não aconteça, e isso não tem nada a ver com o pecado, mas tem a vê como que eu vivo a minha vida, a minha vida espiritual, social e física, como que eu cuido dela.
          Então, para que a saúde se difunda sobre a terra Jesus precisa de mim e de você, precisa que nós coloquemos em prática os dons que Deus nos deu, o dom de falar, ensinar, de acolher, dentre outros; e peçamos a Deus que nos ajude, que essa campanha nos influencie mais a ajudar os nossos irmãos, principalmente os enfermos.


Postar um comentário