0 comentários

                       

            Renovação Carismática no Mundo

A Renovação Carismática Católica é um Movimento mundial, mas não uniforme, nem unificado. Não tem um fundador particular, nem um grupo de fundadores como muitos Movimentos. Não tem lista de participantes.

A Renovação Carismática Católica é uma reunião muito diversificada de indivíduos, grupos e atividades, com freqüência totalmente independentes uns dos outros, em diferentes graus e modos de desenvolvimento e com diversas ênfases; e, contudo participam da mesma experiência fundamental e perseguem os mesmos objetivos gerais.

Este modelo de relações sumamente flexíveis se encontra em nível diocesano e nacional, bem como internacionalmente. Tais relações se caracterizam muito freqüentemente por sua liberdade de associação, diálogo e colaboração, mais que por sua integração ou por uma estrutura organizada.

Mais do que como um governo, a liderança se caracteriza como um oferecimento de serviço para aqueles que o desejam. (Estatuto do ICCRS - preâmbulo I e II)
 

Da Conceituação:

A Renovação Carismática Católica, através do Escritório Internacional (ICCRS), tem seus Estatutos de Serviço reconhecidos pela Santa Sé, através do Decreto nº. 1.565/93 AIC-73 ''Oficium Consilium Pro Laicis'', conforme o Cânon 116, do Código de Direito Canônico e, doravante aqui denominada simplesmente RCC, é um movimento eclesial da Igreja Católica Apostólica Romana que busca uma crescente consciência a respeito da presença e ação do ESPÍRITO SANTO na vida dos fiéis, propiciando a seus membros uma constante e significativa renovação espiritual.


Dos objetivos:


Artigo 1º. - A RCC, em seu modo de ser Igreja, com características e identidade próprias, e consciente da possibilidade de se viver na Igreja um ''perene Pentecostes '', tem por objetivos centrais :

a) - Promover uma conversão pessoal, madura e contínua a Jesus Cristo, como nosso Senhor e Salvador;
 

b) - Propiciar uma abertura decisiva à pessoa do Espírito Santo, sua presença e seu poder.
 
Com freqüência, estas duas graças espirituais se experimentam, ao mesmo tempo, no que se chama, em diferentes partes do mundo :
 
''Batismo no Espírito Santo'', ou ''Efusão do Espírito Santo'', ou ''um deixar atuar livremente o Espírito'', ou, ainda, ''uma renovação no Espírito Santo''.
Ordinariamente por isso se entende uma aceitação pessoal das graças da iniciação cristã e um receber força para poder realizar o mesmo serviço pessoal na Igreja e no mundo.
 

c) - Fomentar a recepção e o uso dos dons espirituais ( carismas ), não somente na RCC, mas também em toda a Igreja, uma vez que estes dons, ordinários e extraordinários, encontram-se abundantemente nos leigos, religiosos e clérigos, e sua justa compreensão e uso corretos, em harmonia com outros elementos da vida da Igreja, são uma fonte de força para os cristãos em seu caminho até a santidade e no cumprimento de sua missão ( cf. I Cor 12, 8-10. 28-30; Rm 12, 6-8; Ef 4, 7-16; I Pd 4, 10-11; L.G. 4 e 12; A.A 3 e 30; AG. 4; 23; P. O. 9 e ChL 21 a 24 - nota do final);
 

d) - Trabalhar, fundamentados na Sagrada Escritura, na Tradição e no Magistério da Igreja, no culto essencial e intenso à Santíssima Trindade - um só Deus em três Pessoas distintas, mas iguais - no culto e na devoção à Maria Santíssima, Mãe de Deus e da Igreja, pela formação de Comunidades de Renovação que compreendem: Grupos de Oração, Grupos de Perseverança e Núcleos de Serviço, com os serviços e a espiritualidade que lhe são próprios.
 

e) - Animar a obra de Evangelização no poder do Espírito Santo, incluída a evangelização daqueles que não pertencem à Igreja; reevangelização dos cristãos de nome, e evangelização da cultura e das estruturas sociais;( conf. Discurso inaugural de João Paulo II à IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, em Santo Domingo, a 12/10/92 ).
 

f) - Incentivar seus membros à participação em uma rica vida sacramental e litúrgica, ao apreço pela tradição da oração e espiritualidade católicas, à progressiva formação na doutrina católica guiada pelo Magistério da Igreja, à inserção nos seus planos pastorais, impulsionando o crescimento progressivo em santidade através da correta integração dos dons carismáticos com a vida plena da mesma Igreja;
 

g) - Manter, com todas as Comunidades e expressões oriundas da ampla experiência carismática que o Espírito Santo suscita hoje, na vida da Igreja, laços de profunda comunhão e adequado e fraterno relacionamento;
 

h) - Criar e apoiar mecanismos de formação e capacitação que ajudem os seus membros a vivenciarem sua identidade, vocação e missão, com vistas à construção de uma sociedade justa e fraterna.
 

i) - Estimular, observando as orientações e os critérios propostos pelo Magistério da Igreja, o espírito ecumênico e o diálogo inter-religioso.



Das Características:
 

Artigo 2º.- São características da RCC e seus membros:
 

a).- O gosto e valorização da oração profunda, pessoal e comunitária;
 
b).- A ênfase especial ao louvor a Deus;
 
c).- A submissão à vontade de Deus e Seu plano;
 
d).- O desejo de submeter-se totalmente ao senhorio de Jesus Cristo;
 
e).- A docilidade ao Espírito Santo no exercício efetivo dos ''carismas'' e no serviço à Comunidade mediante o desempenho de diferentes ''ministérios''; (cf doc 62 da CNBB, n.ºs 79 a 93)
 
f).- A leitura assídua da Palavra de Deus e sua prática no meio em que vive;
 
g).- O amor fraterno, generoso e comprometido com a comunidade onde se situa;
 
h).- A freqüência e participação consciente nos Sacramentos da Igreja;
 
i).- A solicitude para com a Igreja e seus pastores;
 
j).- A intensa devoção à Virgem Maria e o reconhecimento de sua missão no Plano da Redenção;
k).- O anúncio e testemunho, com força divina, da pessoa de Jesus Cristo.
l).- O empenho na formação de Comunidades (conf. Doc. 61, n.º 303 da CNBB), comprometidas, evangelizadas e evangelizadoras .
 

Reinaldo Bezerra dos Reis
Presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil
 

http://www.cancaonova.com/portal/canais/rcc/pg_estat_renov.php?menu_id=2





      A Renovação Carismática no Brasil


 No Brasil a Renovação Carismática teve origem na cidade de Campinas, SP, através dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty.
Os rumos que a renovação Carismática tomará a partir de Campinas serão diversos, expandindo-se rapidamente pela maioria dos estados brasileiros. E essas informações aqui são algumas de como se e iniciou a RCC em alguns lugares do Brasil.
Em 1970 e1971, iniciou-se a Renovação no Paraná, com Pe. Daniel Kiakarski.
Em 1972 Pe. “Haroldo escreve um livro “Sereis Batizados no Espírito”, onde explica o que vem a ser o “Pentecostalismo Católico”. Sendo uma das primeiras obras publicadas no país sobre o movimento, trazia orientações para a realização dos retiros de “Experiência de Oração no Espírito Santo”, que colaboraram muito para o surgimento de vários grupos de oração.
Em 1972 e 1973, iniciou-se em Belo Horizonte, após Pe. Eduardo dá vários retiros. 
=> O 1º Congresso Nacional da RCC, foi em Campinas em 1973, ao qual compareceram cerca de 50 lideres, para discernir a obra do Espírito Santo no Brasil.
=> O 2º Congresso Nacional foi realizado em Janeiro de 1974, com a presença de lideres de vários lugares do Brasil.
 => No início de 1972 padre Jonas Abib começou as Experiências  de Oração no Espírito Santo, em Lorena-SP.
=> A partir de 1980, a renovação carismática consolidou-se institucionalmente, espalhando-se por todo território nacional, vindo a ocupar um espaço significativo na mídia, seja como objetivo de notícias, seja como usuária dos meios de comunicação social.
=> A que está mais se destacando nos meios de comunicação é a Comunidade Canção Nova. Iniciada em 1974 na cidade de Lorena, a Comunidade adquiriu em 1980, em Cachoeira Paulista, uma radio, e mais adiante, em 1989, conseguiu uma concessão de TV .
Através da fundação João Paulo II, a rede  Canção Nova Tv  é o canal católico que mais cresce no Brasil , possui retransmissoras em todas as regiões do país, estando também presente na Itália e Portugal.
Levantamento do nº total de fiéis de varias religiões:
Tabela 3. Religiões no Brasil – população adulta
Religião
No. Total de fiéis
(em milhões)
Católicos: Tradicionais
                  Carismáticos
                  CEBs
                  Outros Movimentos
61,4
3,8
1,8
7,9
Evangélicos: Históricos
                        Pentecostais
3,4
9,9
Kardecistas
3,5
Afro-brasileitros: Umbanda 
                              Candomblé
0,9
0,4
Outras
2,0
Nenhuma
4,9

·         O resultado apresenta 3 milhões e 800 mil como o nº de católicos  carismáticos no conjunto da população brasileira adulta.
·         Trata-se de um numero muito elevado, pois era praticamente igual de evangélicos que seguem as denominações protestantes, históricas; sendo menos de um terço dos evangélicos pentecostais; o dobro dos católicos das comunidades eclesiais de base (CEBs); numero similar ao de espíritas kardecistas; e quase três vezes o total dos adeptos das religiões afro-brasileiras.


·          Atualmente, a Renovação Carismática encontra-se presente em todos os Estados e também no Distrito Federal, com 285 coordenações (arqui)diocesanas  organizadas junto ao Escritório Nacional. 

·          Em estimativa feita no final de 2005, junto às coordenações estaduais da RCC, contabilizou-se como aproximadamente 20.000 o numero de grupos de oração em todo Brasil, isto sem contar as comunidades de vida, de aliança, associações e inumeráveis outras atividades de apostolado, ligadas à RCC.






Postar um comentário